O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

21 3938 9935

Construtore

“Constructore” é uma ferramenta de autoria que tem como objetivo apoiar professores no desenvolvimento, publicação e acompanhamento de atividades educativas semipresenciais ou a distância, sem a necessidade de conhecimentos de programação na Web. Sua concepção partiu da compreensão de que a Constructore deveria exigir o menor tempo possível para ser compreendida e para que o professor pudesse desenvolver seus materiais com autonomia, liberando-o para deter-se principalmente nos aspectos relacionados ao conteúdo, às estratégias de ensino e às suas formas de utilização da tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica.

Para construir um curso/disciplina, o professor percorre seis passos básicos onde define as informações e a estrutura do ambiente, bem como seleciona os recursos de comunicação e consulta que deseja disponibilizar e o layout de apresentação do curso. Com a Constructore, os professores podem implementar diferentes recursos de ensino (textos, imagens, animações etc), consulta (glossário, links e bibliografia), atividades (objetivas, discursivas), ferramentas de comunicação (avisos, fórum, e-mail e perguntas freqüentes), e de gerência (administração de alunos, boletim, histórico de navegação e estatísticas de uso). Na estruturação de seu curso, o professor pode organizar os materiais em módulos de aprendizagem. Os professores que já possuem cursos cadastrados na Constructore, ao criarem novos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) podem tanto importar todo o conteúdo de um determinado curso, como alguns dos materiais existentes, facilitando a nova implementação.

Desde o início de 2007 até final de 2011, 65 professores da UFRJ já integraram esta ferramenta em 117 cursos da UFRJ, sendo na graduação (n=62), pós-graduação (n=33) e extensão (n=22) na área de ciências da saúde, envolvendo um total de 6047 alunos. Vale ressaltar que estas experiências são resultado basicamente do interesse dos participantes em enriquecer suas atividades de ensino com o uso de uma ferramenta como a Constructore. Até o momento, o conhecimento sobre a ferramenta na instituição vem sendo disseminado por meio de seminários realizados em algumas reuniões acadêmicas em institutos do Centro de Ciências e Saúde da UFRJ e por meio da própria divulgação informal dos professores usuários com seus pares.

Existem várias ferramentas de autoria (LMS) disponíveis para a implementação de ambientes de aprendizagem e atividades na WEB, tais como WebCT, Blackboard, que vêm sendo adotadas em algumas universidades em seus programas de EAD e em atividades semi-presenciais (COMASSETO, 2006). O Moodle, por exemplo, uma ferramenta de uso livre e código aberto, é uma das mais conhecidas e usadas em diversas instituições públicas e privadas de ensino superior e apresenta sofisticação tecnológica e potencial para a geração e o gerenciamento de cursos na WEB (REILLY & WILLIANS, 2006).

Uma particularidade da Constructore em relação a estes sistemas é que, desde sua concepção até sua dinâmica de desenvolvimento, está totalmente orientada para e pela prática do professor, suas necessidades pedagógicas, dificuldades e preferências de uso, o que lhe confere, também, o papel de uma ferramenta de pesquisa sobre o uso de TICs no ensino-aprendizagem. Desta forma, o processo de pesquisa e desenvolvimento da ferramenta Constructore vem possibilitando a formação (representada por duas monografias, nove mestrados e doutorados e um pós-doutorado), a geração de conhecimentos (representada em seis trabalhos em congressos e três artigos científicos em periódicos qualificados na área), contando com o apoio do CNPq, FAPERJ, OPS/OMS e FUJB.

Scroll to top